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CONCEPÇÃO DO PROJETO

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 12h20 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 15h04 | Acessos: 471

Este Projeto PROCAD AMAZÔNIA (Edital nº 021/2018-CAPES), intitulado “Linguagens, Formação Docente e (Con)figurações nas Amazônias”, é uma proposta que visa ao intercâmbio acadêmico científico entre programas de pós-graduação em Letras envolvendo três universidades brasileiras: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA – proponente), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – associada 1) e Universidade Federal do Tocantins (UFT – associada 2).

Trata-se de uma proposta cujos objetivos atendem às metas do referido Edital, uma vez que está voltada à sistematização de relações e parcerias entre equipes dos referidos Programas, por meio do incremento articulado de missões de estudo, missões de pesquisa e atividades docentes, que dão suporte à mobilidade intra e interregional. O trânsito previsto não só articula professores e alunos de diferentes níveis, como permite atingir maior equilíbrio regional da pós-graduação no país ao contribuir para a consolidação dos programas situados na região Norte (POSLET/UNIFESSPA e PPGL/UFT).

A natureza e a relevância da proposta aqui apresentada articula os três Programas envolvidos neste PROCAD AMAZÔNIA em torno de um eixo comum, que favorece pesquisas de linguística e literatura.

O presente projeto de cooperação acadêmica tem como objetivo central abrigar projetos de pesquisa que se alinham, sob uma perspectiva transdisciplinar e a partir de movimentos endógenos (no interior dos programas) e exógenos (interinstitucionais), para a compreensão a respeito de processos complexos e diversos que envolvem questões de natureza contextual, olhares e sentidos produzidos sobre e na Amazônia, para isso articulando saberes que se integram na interface de estudos da Linguística, das Literaturas, das Artes e da Formação de professores.

A análise de diferentes práticas de linguagens (produção linguística, literária e artística) e de práticas de formação, mobilizando pressupostos téorico-metodológicos advindos dessas diferentes áreas de interesse, se entrecruzam sob um viés transdisciplinar. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, assim como os programas das duas universidades em cooperação acadêmica – Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Rio Grande do Sul – já contemplam em seu programas essas interfaces. Na confluência de diferentes campos de conhecimentos se entrecruzam distintos domínios para a apreensão de configurações linguísticas, literárias, artísticas e formativas na/das Amazônias.

O material empírico de análises envolvido nesse projeto em andamento é múltiplo, uma vez que se constitui produtos decorrentes da cultura popular e/ou tradicional, da cultura erudita, da cultura educacional e acadêmica. No campo dos estudos linguísticos, essas configurações da/nas Amazônias são apreendidas a partir do fenômeno da diversidade linguística e da análise dos textos e discursos dos amazônidas. Os estudos literários e artísticos mobilizam a análise da configuração da/na e sobre as Amazônias em construções discursivas diversas – literatura, relatos autobiográficos, crônicas de viagens, narrativas orais e escritas, narrativas míticas, artes visuais, de modo a compreender sentidos em funcionamento sobre o repertório produzido na e sobre a vasta região, numa perspectiva intercultural.

O campo da educação abarca de forma transversal os demais campos do conhecimento mobilizados neste projeto, de modo que os objetos de interesse dos estudos linguísticos, literários e artísticos serão a base para a compreensão de como as diferenças culturais e os desafios regionais perpassam o campo da formação presente em domínios escolares, acadêmicos e ficcionais.

Assim, o tema da formação tem lugar nessa proposta através da análise de como a questão da diversidade linguística, artística, cultural e étnica se apresentam nas práticas de formação, em múltiplas semioses e diferentes suportes, sejam por meio de práticas escolares, materiais didáticos, relatos autobiográficos, ficção, organizações institucionais escolares e acadêmicas.

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