Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem somos
Início do conteúdo da página

QUEM SOMOS

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 12h15 | Última atualização em Domingo, 05 de Julho de 2020, 18h58 | Acessos: 554

Universidades públicas da Amazônia legal e universidade pública fora do contexto regional amazônico. O que nos liga é o desafio de ampliar e fortalecer a pós-graduação, buscando, por um lado, criar cursos novos como forma de investir na formação do corpo docente das e nas instituições que vivenciamos. Por outro, potencializarmos esforços de produção acadêmica envolvendo nossos pesquisadores.

A implementação da pesquisa em torno deste PROCAD AMAZÔNIA, amplia a possibilidade de investigação com traços mais definidores da diversidade de (con)figurações linguística, artística, ficcional e educacional nas Amazônias.

É assim que esse grupo de universidades públicas se reúnem para por estabelecer diálogos entre pesquisadores que se aproximam pela temática de pesquisa através da cooperação acadêmica entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará UNIFESSPA), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na perspectiva de consolidação do Programa proponente, conforme prevê o Edital Procad- N° 21/2018 da CAPES, LINHA 1.

O Mestrado em Letras é um dos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que se caracteriza por sua abrangência nas áreas de Língua e Literatura. O seu eixo aglutinador é Linguagem e Sociedade e, em função disso, articula-se com os sistemas de ensino e com as questões de diferenças culturais na sociedade, na atualidade. Constitui-se de duas Linhas de Pesquisa: a) Estudos Comparados, Culturais e Interdisciplinares em Literatura, abrange as relações entre o texto literário, as teorias e críticas literárias, com outras áreas do conhecimento, como as Artes, a Filosofia, a Psicanálise, a História e as Ciências Sociais; b) Linguagem, Discurso e Sociedade, leva em consideração a análise da linguagem em uso, seja em contextos orais ou escritos, abrangendo o estudo e a descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, com ênfase nos aspectos lexicais, semânticos, retóricos, argumentativos, de variação linguística nas mais diversas manifestações da linguagem e em diferentes contextos multiculturais e ideológicos.

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS completou, em 2017, 45 anos de existência. Avaliado com Nota 7 na última Quadrienal da Capes, oferece os Cursos de Mestrado e de Doutorado nas áreas de Estudos da Literatura, num total de 5 (cinco) Linhas de Pesquisa, e Ensino da Linguagem, com 7 (sete) Linhas de Pesquisa.
Considerando o número de professores e a variedade de Linhas do PPGLet, a participação dos professores no Projeto PROCAD-Amazônia, em parceria com a UNIFESSPA e com a UFT, foi definida por demanda das universidades parceiras. As linhas de pesquisas são: Teoria, crítica e Comparatismo; Sociolinguística;
No momento, num total de 10 (dez) pesquisadores, os membros da equipe por linhassão:
Linguística Aplicada; Análise Textuais, Discursivas e Enunciativas; Estudos Literários Aplicados: Literatura, Ensino e Escrita criativa

O Mestrado em Letras da UFT/Araguaína – falta um resumo de quem é esse mestrado da associada 1

Destaca-se que os pesquisadores dos referidos programas de Pós-Graduação que compõem as equipes envolvidas neste projeto PROCAD os quais têm estabelecidos diálogos científicos em torno das atividades acadêmico-científicas, tais como: organização de eventos com participações articuladas; realização de convites para ministrar minicursos; participação em capítulos de livros; participação em bancas de mestrado e de doutorado; publicações em coautoria.

Ressalta-se que o POSLET-UNIFESSPA e o PPGLetras-UFT/Araguaína são equipes  que vivenciam a Amazônia e o PPGLetras/UFRGS tem uma contribuição significativa de ampliar o conhecimento sobre a Amazônia com reflexões externa sobre o meio que se vinculam os problemas da pesquisa que envolve as instituições.

Nesse sentido, os três Programas estão articulados pelos Estudos Linguísticos e Literários, tendo a educação como área transversal aos dois domínios de conhecimentos. Os pesquisadores participam de Linhas e Grupos de Pesquisa do CNPq, certificados pelas suas IES (UNIFESSPA/UFT/UFRGS).

Estamos envolvidos nessa construção acadêmica e sentimos a necessidades de criar uma rede de cooperação acadêmica, possibilitando o equilíbrio e as melhorias da pós no âmbito regional. Buscando sistematizar as relações entre as parcerias com missões de estudos, pesquisa e atividades docentes, bem como ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e produção acadêmicos nos três programas, dois desses situados na região Norte (POSLET/UNIFESSPA e PPFL/UFT).

Fim do conteúdo da página