EQUIPE
EQUIPE PROPONENTE – POSLET/UNIFESSPA
ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS FILHO (Alixa) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em arquitetura pela universidade federal do pará (1989), mestrado em comunicação e cultura contemporânea pela universidade federal da bahia (2002), doutorado em educação na universidade federal de goiás (2009) com estágio na universidade de aveiro em portugal. realizou pós-doutorado em artes visuais pela ufpa (2014). atualmente é professor adjunto da universidade federal do sul e sudeste do pará. desenvolve atividades acadêmicas no curso de licenciatura em artes visuais, bem como é professor permanente do mestrado interdisciplinar em dinâmicas territoriais e sociedade amazônica -pdtsa e mestrado em letras no instituto de linguística, letras e artes - illa/unifesspa. é diretor geral do illa período de 2016-2020. coordena o procad-amazônia (2018-2023) de letras, com projeto linguagens, formação docente e (con)figurações nas amazônias, em parceira com as ies associadas (ufrgs e uft/campus araguaína). é sócio fundador da rede arte na escola e da red de estudios de historia de las infancias en américa latina. desenvolve pesquisa sobre processo educativo estético de criança, comunicação infantil e media literacia na periferia urbana de marabá, cultura infantil e arte/educação na escola e pesquisa visual em gravura histórica e digital com apoio do cnpq. é artista plástico/visual e pesquisador com experiência na área de artes - gravura eletrônica, pintura, desenho, arte mural, instalação e objetos -, com ênfase em arte/educação e artes visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, estudos visuais, cultura e estética, comunicação e ludicidade humana.
ÁUSTRIA RODRIGUES Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1996), Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2015) ( PPGL/LALLI). É professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente é Professora Adjunta IV, da Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL), vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA). Atua como docente dos cursos de graduação, Especialização e Pos- graduação (POSLET E PROFLETRAS). Coordenadora do Mestrado Profissional da UNIFESSPA. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase nas relações entre Ensino, língua, cultura e identidade. Atua igualmente na área de educação escolar - formação de professores de educação básica e educação escolar indígena ( com trabalhos a respeito de currículo diferenciado, ensino- aprendizagem de línguas étnicas , ensino bilíngue em contextos indígenas , formação de professores de educação escolar indígena, vitalização linguística e documentação de línguas obsolescentes ) e demais questões relacionadas. Possui publicações nas questões relacionadas a : letramentos, leitura, produção de textos, reflexão linguística no âmbito do ensino-aprendizagem. Lidera um grupo de pesquisa denominado Grupo de Pesquisa e Estudos em línguas e Literaturas Indígena (GPEIND) . Esse grupo discute questões de educação escolar indígena num contexto bilíngue; interação em sala de aula, ensino de língua nativa e língua portuguesa como segunda língua, análise e construção de materiais didáticos no contexto bilíngue. Coordena o Laborátório de Línguas, Literaturas e Culturas indígenas Aryon Rodrigues (LALLIAR/UNIFESSPA).
DIRLENVALDER LOYOLA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
É Doutor em Letras: Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui 16 anos de experiência como professor do Ensino Superior e, atualmente, é Professor Adjunto C, nível 2, da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). É professor credenciado no POSLET - Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESSPA. Já publicou 2 livros acadêmicos autorais, 3 livros como organizador, 15 obras como tradutor das línguas inglesa, francesa e espanhola (tradução/revisão da tradução), além de artigos completos publicados em periódicos (8) e capítulos de livro (4). Possui 81 orientações concluídas, sendo 8 de Mestrado, 6 de Especialização Lato sensu, 64 de TCC/Graduação e 3 de Iniciação Científica - PIBIC (CNPq/FAPESPA), além de 98 participações em bancas de trabalhos de conclusão. Dentre as obras traduzidas constam os volumes "Demanda - Literatura e Filosofia", de Jean-Luc Nancy (Editora Argos, 2016), "Mente Espontânea", de Allen Ginsberg (Editora Novo Século, 2013), e traduções de Herman Melville, Willa Cather, Ernest Hemingway e William Faulkner (Lumme Editor). É pesquisador e um dos líderes do Grupo de Pesquisa "Modernismo periférico: poéticas do século XX" (UEMS).
ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2008). Professora de Lingüística da Universidade Federal do Pará de 1995-2103. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará (2013), do Instituto de Letras, Linguística e Artes/faculdade de Estudos da Linguagem - Campus Universitário de Marabá. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética e fonologia; variação linguística; leitura; ensino-aprendizagem de língua materna ; educação escolar indígena; léxico e literatura regional.
GILMAR BUENO SANTOS Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Graduado em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Linguística e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou dois Pós-doutorados em Estudos Linguísticos: Universidade Federal de Minas Gerais (2012-2014) e Université Paris-Est Créteil - Paris XII (2014-2015). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa e de Língua Francesa, Português como Língua Materna e de Acolhimento, Formação de Professores, Narrativas de Vida, Interação, Identidade Social, Gênero e Estratégias Conversacionais.
GILSON PENALVA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e em Direito pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba . Atualmente é Professor, ocupante do cargo de Diretor Adjunto do Instituto de Linguística, Letras e Artes, e membro do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos Linguísticos, Literários e Culturais Pan-Amazônicos - GPELLC-PAM e o curso de Especialização em Abordagens Culturalistas: Saberes, Identidades e Diferença Cultural nas/das Amazônias. Tem experiência na área de Literaturas Brasileira e Portuguesa, Teoria da Literatura, com ênfase em memória, identidade, oralidade, diferença cultural, ensino/aprendizagem.
LUCIVALDO SILVA DA COSTA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado Pleno em Letras (UFPA), com habilitação em língua Portuguesa e Língua inglesa. Atua na área de descrição, análise e documentação das línguas indígenas brasileiras e na área de políticas linguísticas com vistas à (re)vitalização e manutenção linguística. Atuou como Chefe da Divisão de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (DPP/DAI/Proex/Unifesspa) no período de 2014 a 2016. É coordenador do Projeto de Ensino intitulado ?Formação de Professores, Planificação e Revitalização Linguística na Escola Mẽ Akre Kôjakati - aprovado no Papim/Unifesspa-2018/2019 -, do Projeto de Pesquisa intitulado ?Descrição, Revitalização e Manutenção da Língua Gavião Kỳikatêjê da Aldeia Kôjakati? ? aprovado no PIBIC/FAPESPA/Unifesspa-2018/2019 - e do Projeto de Extensão intitulado ? Formação de Professores, Planificação e Promoção do Status da Língua Xikrín no Domínio Escolar ? aprovado no PIBEX/Unifesspa- 2019. É líder do Grupo de Pesquisa intitulado Grupo de Estudo sobre Línguas Amazônicas: Descrição, Uso e Planificação (GELAMAZON). Atua como docente no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras (POSLET) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI).
MAYSA DE PÁDUA TEIXEIRA PAULINELLI Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli é graduada em Direito (UNESP-1999) e em Letras-Português (UNIP-2016), Mestre em Linguística (UFMG-2007), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas-2011). Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado PNPD/CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (POSLET/UFOP), de 12/2013 a 10/2016, com pesquisa vinculada ao Projeto Discursos sociais, estratégias identitárias e representações da memória: explorando acervos da Região dos Inconfidentes. Foi professora de Língua Portuguesa do CEFET-MG, unidade Araxá, onde ministrou aulas para alunos do Ensino Superior e da Educação Profissional Técnica na forma integrada e concomitante (nov/2016 a mar/2018). Atualmente, é docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Ministra aulas no Curso de Licenciatura em Letras Português, no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado Acadêmico (POSLET).
NILSA BRITO RIBEIRO Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutoramento em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Sul e Sudeste o Pará, vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA), com atuação em Análise do Discurso, Texto e Discurso e Linguística Aplicada. Atuou no Programa de Pós Graduação em Linguagem e Saberes na Amazonia/UFPA. É docente do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (UNIFESSPA), tendo exercido a função de coordenadora deste Programa no biênio 2013-2015. É docente do Programa de Pos-Graduação em Linguagem e Sociedade do Instituto de Linguistica, Letras e Artes/UNIFESSPA. Lidera um grupo de pesquisa no CNPq intitulado Práticas discursivas: narrativas, saberes e resistência cultural, com atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Produção discursiva e dinâmicas sociais na Amazônia; Discurso, ensino e identidade docente, com foco nos seguintes temas: Discurso, Ensino e Formação Docente; Narrativas Identitárias; discurso, poder e resistência. Bolsista PQ- Nível 2
PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Patrícia A. Beraldo Romano possui doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017) e mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2003). Cursou Licenciatura em Letras-Português também na Universidade Estadual de Campinas (1996). É Professora na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em Marabá, onde leciona disciplinas de Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Juvenil e Estágio Supervisionado em Língua e Literatura. Tem desenvolvido projetos na área da Literatura Infantil e Juvenil que dialoguem com processos de Mediação de Leitura e Formação do Leitor Literário, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. Também tem se dedicado a estudar a obra infantil de Monteiro Lobato, em especial, a personagem Dona Benta e suas possíveis relações com a mediação de leitura.
RENATA LUCENA DALMASO Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente atua como professora adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente na intersecção das áreas de Estudos Autobiográficos, Estudos de Quadrinhos e Estudos sobre Deficiência.
SIMONE CRISTINA MENDONÇA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
É Professora de Estudos Literários da Unifesspa - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, criada em 2013, em Marabá/PA, atuando na graduação, no Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS) e no mestrado acadêmico (POSLET). Exercia a mesma função no antigo campus universitário de Marabá, da UFPA, desde 2010. Possui Doutorado em Teoria e História Literária (2007) pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Letras Língua Portuguesa (2002) pela mesma instituição. Durante o Doutorado, logrou ser bolsista do programa PDEE/CAPES, realizando estágio em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa, sob supervisão do Prof. Dr. João Luís Lisboa. Também atuou como bolsista DCR (CNPq-FAPESPA) na Universidade Federal do Pará, em Belém, no ano de 2009. Em 2016, concluiu seu estágio de Pós-Doutorado na Unesp - Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto, sob supervisão da Profa. Dra. Lúcia Granja. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8304-8899.
EQUIPE ASSOCIADA 1 – PPGLETRAS/UFRGS
ANA LÚCIA LIBERATO TETTAMANZY
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado (1993) e Doutorado (1999) em Letras - Área Literatura Brasileira pela mesma Universidade. É professora do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em ensino e pesquisa em Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas, Literaturas Populares e Literaturas Ameríndias, com ênfase nos seguintes temas: narrativa oral, interculturalidade, pós-colonialismo, decolonialidade, poéticas da voz. Coordena o projeto de pesquisa integrado (CNPq) "Letras e vozes Anticoloniais" (2015-2020), o Projeto de Extensão "Quem conta um conto - contadores de histórias" (desde 2005) e a Rede "Povos originários e diaspóricos: territorialidade e epistemologias" (2017-2019) , vinculada ao Instituto de Estudos Latino Americanos (ILEA) da UFRGS. Foi coordenadora do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (2012-2014). Foi editora da Revista Nau Literária (2007-2013) e da Revista Boitatá (2014-2018). Participou de 2013 a 2019 como docente colaboradora da Ação "Saberes Indígenas na Escola- Grupo UFRGS", financiada pelo Ministério da Educação, e desde a criação da disciplina Encontro de Saberes/UFRGS (2016), em que Mestres e Mestras de matrizes negras e indígenas conduzem prática interepistêmica e colaborativa.
ANTONIO MARCOS VIEIRA SANSEVERINO
Professor Associado de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, pesquisador CNPq. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), com a dissertação "A dupla centralidade na poesia de Gregório de Matos" e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), com a tese "Realismo e Alegoria em Machado de Assis". Pós-doutorado na Brown University (2018), com apoio da CAPES. Membro do GT-Literatura e Sociedade, da ANPOLL. Desde 2008, dando continuidade à pesquisa da tese, estuda a prosa curta machadiana, tanto a crônica quanto o conto, analisando o lugar ocupado na Formação da crônica brasileira. Especificamente, é pesquisada a crônica machadiana no jornal "Gazeta de Notícias". Atualmente, é realizado o estudo da categoria do realismo. Em andamento conjunto, pesquiso o nexo entre literatura e educação, tendo como foco a leitura do texto literário enquanto experiência formadora. Tem experiência na área de Letras, atuo nas seguintes áreas: poesia moderna brasileira; Machado de Assis, ironia, alegoria e sociedade; educação literária.
CINARA FERREIRA PAVANI Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado em Ciência da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo atividades de docência e pesquisa envolvendo questões sobre Literatura Comparada, Espaço e Literatura de Mulheres.
ELISA BATTISTI Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela UCS (1988), mestrado em Letras pela UFRGS (1993) e doutorado em Linguística e Letras pela PUCRS (1997). Realizou estágio de pós-doutorado em Fonologia na Vrije Universiteit - Amsterdam e no Meertens Instituut (2015-2016). É Professora Associada do Instituto de Letras da UFRGS, Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras na linha de 'Fonologia e Morfologia' e na linha de 'Sociolinguística'. É orientadora de Mestrado e Doutorado na Pós-Graduação em Letras. Na graduação, ministra disciplinas de Linguística para Letras e para Fonoaudiologia. Desenvolve pesquisa principalmente sobre variação linguística como prática social e fonologia do português brasileiro.
GERSON ROBERTO NEUMANN Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Professor Associado de Literatura e Língua Alemã na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC - Biênio 2020-2021. Graduado em Licenciatura Letras Português-Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1995), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura - Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em Ciências da Literatura pela Freie Universität Berlin - FU-Berlin (2004) com bolsa DAAD. Atuou como professor Adjunto de Literatura e Língua Alemã na Faculdade de Letras da PUCRS e ministrou cursos de extensão de Língua Alemã na UFPel, em Pelotas e na UFGRS, em Porto Alegre. Professor Adjunto de Literatura e Língua Alemã na UFPel (2009-2010). Pós-Doutorado com bolsa Capes - Alexander von Humboldt na Universität Potsdam. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Alemãs, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Estudos Culturais e de Tradução. Atua em pesquisas, principalmente com os seguintes temas: Literatura alemã, Literatura em língua alemã no Brasil, história da imigração alemã no Brasil, ensino da língua e literatura alemãs no Brasil, identidade cultural e nacional e estudos culturais, prática do Hunsrückisch no Brasil, migração e questões de fronteira e as questões da literatura sem morada definida. Participa do projeto binacional Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch (ALMA-H). É integrante dos Grupos de pesquisa RELLIBRA ?Relações Lingüísticas e Literárias Brasil-Alemanha? (USP), Ícaro (UFPel). É integrante do NET (Núcleo de Estudos da Tradução) da UFRGS e do POINTS. Brasil transareal ? A scientific and transareal platform for projects with focus on Brazil, da Universität Potsdam. Editor da Revista Contingentia (ISSN:1980-7589), da UFRGS, editada em conjunto com o Prof. Dr. Helano J. Ribeiro, da UFPel. Ocupa a cadeira de número 21 do Instituto Histórico de São Leopoldo. É pesquisador-fundador do CDEA - Centro de Estudos Europeus e Alemães.
KAREN PUPP SPINASSE Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Professora Associada (nível 3) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Letras Português-Alemão (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997-2001) e doutorado em Deutsch als Fremdsprache (Linguística Aplicada ao Ensino do Alemão) pela Technische Universität Berlin (2001-2004). Trabalha desde 2006 como docente da UFRGS, atuando na Graduação em Letras Português-Alemão e na Pós-Graduação, nas Linhas de Linguística Aplicada e de Sociolinguística. Coordena os cursos de alemão do NELE (Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão) da UFRGS e também é a representante da UFRGS junto ao MEC no Programa Idiomas sem Fronteira - Alemão, sendo a coordenadora pedagógica dos cursos. Pesquisa principalmente os seguintes temas: bilinguismo, biletramento, currículo bilíngue, didática de ensino de línguas estrangeiras e ensino do alemão no Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, em contextos de imigração. Também transita pela área da Dialetologia e da História da Imigração, sendo membro do Instituto Histórico de São Leopoldo (cadeira n° 22).
RAFAEL DE CARVALHO MATIELLO BRUNHARA
É professor de língua e literatura grega na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Bacharelado em Letras: Português (2008) e Grego (2009) pela Universidade de São Paulo, instituição pela qual também obteve o título de Mestre (2012) e Doutor (2017) em Letras Clássicas. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e coordenador do Núcleo de Estudos de Tradução Olga Fedossejeva (NET). Atua principalmente nos seguintes temas: elegia, poesia grega arcaica, tradução, gêneros poéticos na Antiguidade. Desenvolveu, com a Profa. Dra. Giuliana Ragusa (USP), uma Antologia de tradução e comentário da poesia elegíaca grega arcaica, prevista para 2020 (Editora Ateliê).
RITA LENIRA DE FREITAS BITTENCOURT Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Graduada em Letras Habilitação Português Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), especialista em Metodologia do Ensino de Língua e Literatura (1996), mestra em Literatura (1999) e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Realizou estágio pós-doutoral (2013-2014) no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CECFLUL), com o auxílio da CAPES. Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e atualmente é professora associada de Teoria da Literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou Guerra e Poesia. Dispositivos Bélico-Poéticos do Modernismo (EdUFRGS, 2014) e outros volumes em parceria: Zonas Francas. Territórios Comparatistas (Evangraf, 2011), Fazeres Insdisciplinados. Estudos de Literatura Comparada (EdUFRGS, 2013), Blasfêmeas. Mulheres de Palavra (Casa Verde, 2016), Espaço/Espaços. Estudos de Literatura Comparada (EdUFRGS,2017) e Arquipélagos. Estudos de Literatura Comparada (CLASS,2018). É pesquisadora na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, explorando os seguintes temas: teoria da modernidade, poesia contemporânea, literatura e outras artes, vanguarda latino-americana e literatura latino-americana. Coordenou o GT de Literatura Comparada da ANPOLL na gestão 2016-2018. Foi Coordenadora Substituta (gestão 2015-2017) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (PPGLet, 2017-2019), avaliado com nota 7 na última Quadrienal CAPES. É pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Poéticas do Presente, no CNPQ.
SIMONE SARMENTO
É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Lancaster University (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atuou como presidente da Associação dos Professores de inglês do Rio Grande do Sul (2003 a 2008). Foi professora visitante na Faculdade de Educação da University of British Columbia (Estágio Pós-doutoral ? CAPES) e na Universidade de Lisboa (Santander Universidades). Participou do núcleo estruturante do programa Inglês sem Fronteiras junto à SESU/MEC e foi Vice-Presidente de Língua Inglesa do mesmo programa. Atualmente é Coordenadora adjunta do Programa de Pós Graduação em Letras da UFRGS. Seus principais interesses de pesquisa são na área de políticas educacionais e linguísticas, internacionalização, inglês para fins acadêmicos, formação de professores e linguística de corpus. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2 2020/2023.
SOLANGE MITTMANN Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, atuando na Linha de Pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas do PPG-Letras, como orientadora de mestrado e doutorado, e nas disciplinas de Língua Portuguesa dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras, no Instituto de Letras. Na UFRGS, foi coordenadora da Comissão de Pesquisa do Instituto de Letras, membro da Câmara de Pós-Graduação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Lidera os Grupos de Pesquisa: "Discurso, Arquivo e Autoria" e "Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso - GEPAD-RS". Coordena o projeto de pesquisa "A autoria entre o retorno e a atualidade: formação discursiva, memória e arquivo". Orienta Iniciação Científica, TCC, Mestrado e Doutorado. Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, tem como foco de pesquisa a relação entre autoria, memória, arquivo, língua e outras materialidades, analisando discursos sobre temas sociais da contemporaneidade, artesanato, circulação de discursos no ciberespaço e processo tradutório. Em parceria com outras pesquisadoras, organizou os livros "Análise do Discurso: da inquietude ao incômodo lugar", "Fios do discurso: entre cerziduras e descosturas", "A autoria na disputa pelos sentidos" e "Análise do discurso: dos fundamentos aos desdobramentos", entre outros.
EQUIPE ASSOCIADA 2 – PPGLETRAS/UFT – ARAGUAÍNA
ANA CLAUDIA CASTIGLIONI Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Letras Habilitação Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2005), mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), doutorado pelo programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP - Universidade Estadual Paulisa Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP e é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins.
ELIANE CRISTINA TESTA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP - 2015), Mestrado em Letras pela UEL- Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins /UFT/campus de Araguaína. Pesquisa sobre poesia e suas relações intermídias, bem como os desafios do uso de poesia na sala de aula para a formação de leitores. Tem experiência na área de Letras, Literatura, com ênfase em literatura/artes/ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, poesia e ensino, relação palavra e imagem, letramento literário, leitura literária, literatura e ensino.
JOAO DE DEUS LEITE Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
É graduado no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); é mestre (2010) e doutor (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS). Realizou, como atividade integrante de seu doutoramento, Estágio Sanduíche no Exterior, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro.
LUIZA HELENA OLIVEIRA DA SILVA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
É mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, membro do GT de Semiótica da ANPOLL. Em 2013/2014, realizou estágio pós-doutoral em sociossemiótica no Centre de Recherches Politiques (CEVIPOF-CNRS) com bolsa CAPES. Desde 2005, é docente da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, onde atua nos cursos de Licenciatura em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult). Tem experiência como docente na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, gêneros digitais, memória e formação de professores, espaço. Integra o grupo de pesquisa SEDI (Semiótica e Discurso), da UFF, e coordena o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido ? Tocantins), na UFT. Publica regularmente em revistas científicas, tendo organizado em parceria com outros pesquisadores os livros "Ensino de língua e literatura: pesquisas na pós-graduação" (EDUFT, 2014) e "Como fazer relatórios de pesquisa: investigações sobre ensino e formação de professor de língua materna" (Mercado de Letras, 2010) e duas coletâneas de trabalhos do ProfLetras (2017). Escreve ainda crônicas e poemas, divulgados em coletâneas e portais da Internet. Em 2016, publicou pela EdUFT, o livro de poemas Solau do Mal de Amor. Desde 2015, atua como coordenadora do ProfLetras/UFT. Atualmente, integra o Conselho Gestor do Profletras, como coordenadora adjunta. Atua como editora-chefe da Revista EntreLetras (PPGL/UFT) a partir de setembro de 2016. É membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e integra a Rede de Pesquisa ENTREMEIO. Atuou como membro da diretoria do GELLNORTE (Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte) no biênio 2017-2019.
MÁRCIO ARAÚJO DE MELO Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de língua e literatura. Professor do ProfLetras Membro do GT/Anpoll Literatura e ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, literatura brasileira e literatura.
SELMA MARIA ABDALLA DIAS BARBOSA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Selma Maria Abdalla DiasBarbosa fez graduação em letras: Português e Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (1990), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Inglesa pela UNIANA-UEG (1998), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino\aprendizagem de LE\L2 pela Universidade de Brasília-UnB (2007) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho-Unesp (2014). É membro do GT da ANPOLL Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira (2018). Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores de língua estrangeira, pesquisando principalmente os seguintes temas: Construção identitária dos professores de línguas, Linguagem e Práticas Sociais, Ensino e Aprendizagem de LE\L2 e Comunidade de Prática em ambientes virtuais- CdP. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura-UFT(Nível: Mestrado e Doutorado) e Profletras.(Mestrado Profissional)
WALACE RODRIGUES Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá/SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís/SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília (UnB/POSLIT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins (GESTO) e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) CAPES/CNPq.